Licenciatura em Marketing

e Negócios Internacionais

Apresentação do Curso

O marketing e os negócios internacionais assumiram, sobretudo nos últimos anos, um lugar de relevo face às atuais circunstâncias e aos novos desafios do mercado. As fronteiras esbateram-se e conferiram uma outra visão do mundo. Nesta licenciatura, a aposta no conhecimento é um compromisso para o futuro, com a garantia de ser ministrada numa instituição de ensino forte, aberta não só à formação, mas também à criatividade, inovação e empreendedorismo.

Além de pretender que os seus licenciados assumam o papel relevante do marketing das organizações, nos processos de internacionalização das empresas e de globalização da economia, esta licenciatura será a garantia de um ensino de qualidade, num lugar vibrante e ligado ao mundo empresarial e social e às instituições de ensino estrangeiras, permitindo aos alunos estudar e estagiar a nível nacional e internacional, integrarem-se com sucesso no mercado de trabalho e voltarem mais tarde para prosseguir os seus estudos na Coimbra Marketing School para o mestrado e pós-graduações.

Quando se aproxima a primeira década de existência do curso de Marketing e Negócios Internacionais podemos afirmar, orgulhosamente, que os nossos ex-alunos têm uma taxa de empregabilidade bem próxima dos 100%.

Haverá outras licenciaturas em marketing, mas nenhuma se compara com a nossa. Vem estudar connosco!

Candidatura

Sendo a Coimbra Marketing School uma escola do ensino politécnico público português as candidaturas são efetuadas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Nesta secção resumimos tudo o que tens de saber para te candidatares à licenciatura em Marketing e Negócios Internacionais! Encontra o teu caminho e constrói o teu futuro.

Provas de Ingresso

04 Economia ou

18 Português ou

16 Matemática

Classificação mínima

Nota de candidatura: 95 pontos;

Provas de ingresso: 95 pontos.

Fórmula de cálculo

Média do secundário: 65 %

Provas de ingresso: 35%.

Vagas

Contingente geral: 50

Contingente internacional: 8

Plano Curricular

As unidades curriculares desta licenciatura encontram-se repartidas por 3 anos com 2 semestres cada um. 

Neste plano podemos encontrar as seguintes unidades curriculares:

1.º Ano

1.º Semestre

Metodologia das Ciências Sociais
Enquadramento Jurídico da Atividade Empresarial
Princípios de Macroeconomia
Introdução à Contabilidade e Finanças
Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Empresariais
Inglês de Negócios I

2.º Semestre

Gestão de Recursos Humanos
Princípios de Gestão de Empresas
Comportamento do Consumidor
Princípios Fiscais, Contencioso e Procedimentos Tributários
Princípios de Marketing
Aplicações Informáticas para a Gestão

2.º Ano

1.º Semestre

Planeamento e Controlo de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
Marketing Estratégico
Estatística
Inglês de Negócios II
Matemática Financeira

2.º Semestre

Opção 2º ano
Marketing Internacional
Distribuição e Marketing de Retalho
Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos
Finanças Internacionais
Marketing de Serviços

3.º Ano

1.º Semestre

Gestão do Negócio Internacional
Logística Internacional
Simulação em Marketing
Princípios de Fiscalidade Internacional
Marketing Relacional
Opção 3º ano

2.º Semestre

Web Marketing e Comércio Electrónico
Economia Internacional
Empreendedorismo
Estágio
Ética e Deveres Profissionais

Empregabilidade

A Coimbra Marketing School tem desenvolvido esforços para promover uma elevada taxa de empregabilidade dos seus alunos, estando próxima dos 100%.

Neste âmbito, destaca-se o papel do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais cujo objetivo é a organização e gestão de estágios e ofertas de emprego.

A Coimbra Marketing School tem vindo a firmar diversos protocolos para concessão de estágios com empresas e outras instituições para facilitar a inserção dos seus no mercado de trabalho e disponibiliza um serviço de apoio aos alunos, através de uma plataforma digital própria, para divulgação de ofertas de estágio/emprego nas áreas de formação da Escola.

Saídas Profissionais

O licenciado em Marketing e Negócios Internacionais poderá exercer funções num amplo espetro de organizações, públicas ou privadas, nacionais ou multinacionais ou organizações envolvidas em negócios internacionais. Estes profissionais recém-licenciados, com este ciclo formativo, estará apto a assumir um conjunto bastante diversificado de posições destacadas na área do marketing, designadamente:

– Marketeer
– Diretor / Consultor de marketing
– Diretor comercial
– Gestor de marca
– Gestor de produto
– Gestor de clientes
– Diretor / Promotor de vendas
– Gestor de pontos de venda
– Diretor / Gestor de comunicação de marketing
– Coordenador técnico de serviços e gabinetes de comunicação
– Coordenador técnico de relações internacionais em empresas

– Responsável pela organização ou gestão de eventos
– Especialista de pesquisa de marketing / Analista de Mercado
– Gestor de bases de dados
– Gestor de logística e distribuição
– Técnico de merchandising
– Gestor de estratégias de internacionalização
– Gestor de E-commerce
– Gestor de marketing digital
– Empresário / Diretor geral/administrador
– Docente nas áreas de marketing

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de licenciado permite o acesso ao 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre.