O Profissional de Marketing Moderno

~ Meio cientista, meio criativo ~

Qual seria o perfil mais adequado que um Profissional de Marketing precisa ter hoje?

A esta pergunta muitos responderiam “Depende”. Um profissional de marketing pode assumir inúmeras responsabilidades dentro de uma organização seja ela pública ou privada, nacional ou multinacional!

Dada a diversidade de funções que um marketer pode assumir na área do marketing, dificilmente profissional estará qualificado para satisfazer com qualidade todas as competências que esta área obriga. Também é certo que entre essas competências existem umas mais estratégicas que outras, ou seja, existem umas que quase que obrigatoriamente uma pessoa que trabalha na área de marketing tem mesmo de deter no seu perfil, especialmente em empresas em que o número de pessoas na equipa é reduzido.

 

Antigamente poder-se-ia dizer que o que se aprendia na escola ou mesmo na universidade nas licenciaturas ou nos bacharelatos era suficiente para desempenharmos com sucesso as nossas funções toda a nossa vida ativa.

Atualmente na generalidade das profissões não é bem assim, nomeadamente no marketing! O Profissional de Marketing Moderno precisa ser Multifacetado!

versatilidade pode ser considerada uma das palavras de ordem para dar resposta às mutações que a tecnologia continuamente provoca com a introdução de novas ferramentas, técnicas e estratégias.

 

Profissional de Marketing Moderno: Parte Artista, Parte Cientista?

O Profissional de Marketing Moderno precisa ser Parte Artista e Parte Cientista. De que adianta um marketer conhecer todos os procedimentos científicos para conhecer de forma analítica o cliente se depois lhe falta a criatividade para propor soluções? Ou se pelo contrário é fértil em ideias, mas depois não as fundamenta com base nos dados?

É óbvio que a diversidade de funções que um profissional de marketing pode hoje assumir faz com que ele não possa querer ter uma abordagem generalista e queira ter todas as competências existentes! É certo que deve ter uma visão de conjunto dessas competências que compõem o perfil potencial de um marketer mas terá sempre que se especializar!

O segredo, acreditamos na Coimbra Marketing School, é equilibrar a Arte com a Ciência, ou seja, precisam de criatividade e imaginação para criar campanhas que envolvam os consumidores e, simultaneamente, necessitam de ter um lado analítico para medir e calibrar as estratégias de marketing para mensurar o sucesso daquelas campanhas.

Parte Artista

Na Parte de Artista, o profissional de marketing tem de ter competências ao nível dos:

  • Conteúdos escritos: criar conteúdos interessantes, apelativos para o público-alvo é determinante para que essas pessoas se sintam motivadas a seguir as marcas, conhecer as novidades que propõem, a comprar os seus produtos e / ou serviços e a recomendar a marca outros potenciais clientes. No Inbound Marketing valoriza-se, portanto, a habilidade do profissional de marketing de escrever bons textos e de procurar continuamente ideias para conteúdos, no limite utilizando plataformas como o Also Asked;
  • Conteúdos Visuais: diz o povo e com razão que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, no marketing o recurso a conteúdos visuais é determinante para o sucesso de uma campanha. Basta ver que o alcance de uma publicação numa qualquer rede social que que só tenha texto, por muito bem que esteja construído, é muito menor do que se a mesma publicação tiver uma imagem. Assim, o profissional de marketing tem de ter competências de edição de imagem, utilizando programas como o Adobe Photoshop, Adobe Ilustrator, Canva, saber a que bancos de imagem recorrer como o Pexels, Pixabay e o Unsplash;
  • Redes Sociais: a forma como os marketers interagem com os clientes mudou drasticamente com o advento do marketing digital. A Gestão de Relacionamentos nas Redes Sociais é outra importante competência que um profissional de marketing deve deter;
  • E-mail Marketing: sabendo que o consumidor é, atualmente, “bombardeado” com e-mails, o marketer deve desenvolver competências de design e de redação de e-mails para que estes se salientem entre os demais, os potenciais clientes leiam e convertam

Parte Cientista

Na Parte de Cientista, o profissional de marketing tem de ter competências ao nível de:

  • Rastreio de Desempenho: o profissional de marketing tem de acompanhar todas as atividades de marketing e campanhas efetuadas com vista a conhecer os seus resultados, o marketer tem de demonstrar que o marketing não é um custo para a entidade mas sim um investimento que pode ter um retorno assinalável;
  • Orçamentação: com a escassez cada vez maior de recursos financeiros, o profissional de marketing tem que deter competências para orçamentar as atividades do seu departamento e campanhas;
  • Análise de dados: o advento da internet veio fazer com que a disponibilidade de dados aumentasse exponencialmente. O profissional de marketing tem de saber como recolher, tratar dados para os transformar em informações que são valiosas para compreender tendências no mercado e tomar decisões;
  • Desempenho das Campanhas: o marketer tem de compreender a performance das suas campanhas, por exemplo acompanhando métricas como as disponibilizadas pelo Google Analytics no caso do marketing digital, para, de acordo com os resultados moldar as suas ações para que a entidade alcance o sucesso.

 

Mas o que hoje é verdade, no marketing quase tudo muda “à velocidade da luz”, pelo que é necessário continuamente adaptar-nos e atualizar os nossos conhecimentos com programas de formação especializados como Pós-graduações, Cursos Breves e Mestrados. O life long learning deve ser o lema do Profissional de Marketing Moderno.

A Coimbra Marketing School está sempre atenta aquelas mutações no mercado, criando cursos que estão na vanguarda do conhecimento para que os profissionais da área de marketing consigam obter a formação que necessitam, quando dela necessitam.

As competências que são essenciais para o perfil de um profissional de marketing moderno podem ser desenvolvidas com os nossos cursos! Venha conhecê-los! As candidaturas para as nossas Pós-graduações encontram-se abertas! Prepare o seu futuro e veja como quanto pode ganhar nesta profissão!

 

Concorda com a nossa visão sobre se o marketing digital será uma boa carreira para os recém licenciados? Deixe-nos o seu comentário!

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