Pós-Graduação em Branding Territorial
A Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School é a primeira formação superior especializada no país no domínio do marketing territorial e do place branding, colmatando uma lacuna na oferta formativa nacional.
O sucesso da primeira edição justifica a renovação da proposta, com incrementos e inovações nos conteúdos propostos.
Constitui objetivo de aprendizagem dotar os formandos das capacidades de desenvolverem processos integrados de planeamento estratégico de branding territorial, fazendo recurso de um amplo espectro de conhecimentos, áreas de saber e ferramentas.
Trata-se de uma abordagem sistémica do branding territorial, para lá da visão clássica do planeamento e gestão urbana e da promoção turística, incluindo temáticas como as que se relacionam com os territórios inteligentes e a digitalização, a sustentabilidade, a valorização do património, a comunicação criativa e o storytelling, o desenvolvimento económico e a participação cívica, entre outros.
O programa formativo procura também rever e atualizar conceitos, tendências e modelos de trabalho no marketing territorial, em resultado dos impactos decorrentes da pandemia por COVID-19.
Na sua abordagem, a Pós-Graduação em Branding Territorial concorre ainda para a compreensão do diálogo e interação entre o urbano e o rural/natural, a cultura e a tecnologia, o físico e o digital, na construção e na experiência de marcas territoriais.
O plano de formação inclui o desenvolvimento de projeto, fornecendo um espaço de investigação aplicada ou trabalho de campo, ao longo do processo formativo.
Competências
Através desta Pós-Graduação, vai adquirir as seguintes competências:
-
Dominem os princípios de estratégia, desenvolvimento, gestão, comunicação e avaliação de branding territorial e no planeamento de marketing territorial;
-
Fornecer conhecimentos complementares nos domínios do marketing digital; desenvolvimento económico, desenvolvimento de produtos territoriais e captação de investimento; sustentabilidade territorial, valorização de património e territórios inteligentes; comunicação criativa, storytelling e participação comunitária; e da pesquisa e monitorização de operações de marketing.
Torne-se num especialista em Branding Territorial através desta Pós-Graduação!

Formato
Presencial / On-line

Duração
1o4 horas

Início
Setembro 2022
Estrutura Curricular
1. MÓDULO DE MARKETING
Ferramentas de Pesquisa de Marketing
Monitorização da Operação de Marketing
Evolução e Transformação Digital
2. MÓDULO DE SUSTENTABILIDADE E TERRITÓRIO
Estruturação do Território e Sustentabilidade
Reabilitação Urbana: Intervenção Urbanístico do Futuro
Gestão e Valorização do Património
Desenvolvimento de Territórios Inteligentes
Sustentabilidade e Coesão Social
3. MÓDULO DE BRANDING TERRITORIAL, MARKETING E COMUNICAÇÃO
Estrutura e Metodologia de Estratégias de Branding Territorial
Estratégia de Desenvolvimento de Produtos Territoriais
Estratégia de Desenvolvimento de Branding Territorial
Comunicação Criativa e Storytelling
Captação e Organização de Eventos
Marketing Digital
Estratégias de Comunicação e Marketing Multicanal
Comunicação, Captação e Envolvimento Cívico
4. MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
Investimentos em rede
Captação de Investimento
Desenvolvimento Económico
5. ÁREA DE PROJETO
Destinatários
A Pós-Graduação em Branding Territorial destina-se a um amplo leque de perfis de profissionais, entre os quais se destacam gestores de territórios, destinos turísticos e de investimento; autarcas e profissionais de municípios e entidades intermunicipais nos domínios do marketing e comunicação, da cultura, turismo, desenvolvimento económico e planeamento urbano; profissionais ligados ao desenvolvimento regional; marketeers e empreendedores de base local e regional.